Imagem da primeira usina de produção de açúcar e cachaça de Mato Grosso levou o segundo lugar na categoria Patrimônio Histórico
A Usina Itacy fica localizada em Santo Antônio de Leverger e se destaca pela beleza do prédio. Distante a 80km da capital de Mato Grosso, a paisagem foi clicada por João Paulo Lacerda Paes de Barros, rendendo a ele o segundo lugar no Concurso de Fotografia de Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), na categoria Patrimônio Histórico.
O local foi tombado em 1984, pela Portaria n° 55/84, mas em 1897 surgia a estrutura que representaria a transformação da cultura e das relações sociais e econômicas no cenário da industrialização em Mato Grosso. Concorrendo na edição de 2023, a imagem aérea mostra todo o local, que fica às margens do Rio Cuiabá.
A Usina de Itaicy, que tinha por modo de produção a industrialização da cana-de-açúcar, não se caracteriza por um único e belo prédio, mas, principalmente, por ser o embrião de um processo de industrialização e de um modo de produção característico e novo para Mato Grosso.
O prédio constitui-se de um sólido volume em três pisos tendo os fundos um alpendre onde se localiza o maquinário de limpeza e separação da matéria-prima. O modelo de indústria construiu uma vila para abrigar os próprios operários, com igreja, escola, farmácia, padaria etc. um verdadeiro conjunto habitacional.
Na passagem do século XIX para o XX, Itaicy era propriedade de uma figura lendária da história mato-grossense, Antônio Paes de Barros, conhecido como Totó Paes de Barros, que foi presidente do Estado. A usina começou a ser edificada em 11 de junho de 1897 e terminou 14 meses depois. Estima-se que cerca de 1.000 operários participaram da construção e o maquinário, importado da Alemanha, chegou ao local por transporte fluvial.
De 1900 a 1920 Itaicy teve o seu período de esplendor. Chegou a abrigar uma população, que registrava perto de cinco mil pessoas, e foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica. A localidade tinha capela, escola, farmácia, dezenas de casas (em estilo popular padronizado), aulas de música para crianças e, inclusive, tinha moeda própria, cunhada ali mesmo.
Com uma produção de 80 mil toneladas de açúcar/ano e 160 mil litros de aguardente/mês, a usina revolucionou a indústria no Estado. A decadência da usina teve início na década de 30 e em 1957 Itaicy parou de produzir. O motivo foi, principalmente, pelo fato da competitividade de seu preço com as usinas mais modernas da região Nordeste e dos estados de São Paulo.
Concurso de Fotografia do CAU/MT
O CAU/MT publicou, em 2023, o edital para seleção e premiação de fotografias registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”. Padiam participar qualquer pessoa física interessada, residente no Brasil, fotógrafo amador ou profissional. As inscrições eram gratuitas e a premiação totalizou 30 mil reais.
Com o concurso o Conselho busca valorizar as referências arquitetônicas e urbanísticas de Mato Grosso e divulgá-las aos profissionais e à sociedade. Além disso, as fotos irão compor um banco de imagens para o CAU/MT, podendo ser utilizadas em campanhas de comunicação, eventos, divulgações institucionais e outras ações do Conselho.
As fotografias foram submetidas em uma das quatro categorias delimitadas:
Fotografia Urbana;
Fotografia da Arquitetura;
Fotografia de Interiores, e;
Fotografia do Patrimônio Histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário