6 de novembro de 2024

Geraldo Lúcio apresenta PROPOSTAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE CUIABÁ

Para o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Cuiabá é imprescindível que se faça um levantamento da atual realidade do uso e ocupação do solo em todo território rural do município para tomada de decisões.

Em regra geral, o processo passa pelos pressupostos da segurança alimentar, alimentos seguros, abastecimento da região metropolitana e o desenvolvimento rural sustentável. Nestes termos é fundamental ter algumas propostas que podem ajudar a fortalecer o processo da agricultura familiar. 


PRINCIPAIS PASSOS E PONTOS CHAVES


1. Acesso a Terra: Organizar as questões fundiárias visando garantir que as famílias tenham segurança para fixação e cultivo de suas terras. Buscar Programas como o Terra da Gente e a reforma agrária que podem garantir que mais famílias tenham acesso a terras para cultivo.

2. Crédito e Financiamento: Buscar financiamento das atividades em agentes financeiros que oferecem crédito para investimentos e custeio em tecnologias e infraestrutura.

3. Capacitação, Qualificação e Treinamento: Oferecer treinamentos, capacitação e qualificação continuada de técnicos e agricultores em práticas agrícolas convencionais e agroecológicas e gestão agrícola para melhoramento da produção, com produtividade e sustentabilidade e boas práticas.

4. Cooperativas e Parcerias: Incentivar as iniciativas de cooperativismo e associativismo e a formalização de novas instituições e parcerias para melhorar o processo de produção a comercialização e a negociação dos produtos.

5. Tecnologia e Inovação: Investir em tecnologias que possam aumentar a produção e a produtividade com eficiência e eficácia, como sistemas de irrigação eficientes e equipamentos de cultivo modernos.

6. Apoio Governamental: Propiciar suporte visando fortalecer as políticas públicas que apoiam a agricultura familiar, garantindo desenvolvimento contínuo e adequado.

7. Solidariedade e Inclusão social: Promover a inclusão e a solidariedade de jovens, mulheres e comunidades tradicionais na agricultura familiar.

8. Água: Resolver os problemas de água – potável e para Irrigação. 

9. Mecanização: Apoiar a mecanização agrícola adaptada ao Agricultor Familiar.

10. FLV: Apoiar e incentivar   a produção de FLV – Frutas, Legumes e Verduras.

11. Irrigação: Apoiar e incentivar a irrigação a produção de FLV – Frutas, Legumes e Verduras.

12.  Pecuária de Leite: Apoiar e incentivar   a Pecuária de Leite com Verticalização em Agregação de Valores à Produção.

13.  Pequenos Animais: Apoiar e incentivar   as atividades de Pequenos Animais (Suínos, Aves, Ovinos e Caprinos, Peixes, Abelhas etc.).  

14. Agroindústria: Apoiar e incentivar   a Agroindústria – (Formalizada).

15. Mercado: Apoiar, incentivar e disponibilizar acesso e posicionamento de mercado interno aos produtos do Agricultor Familiar (mercado formal – rede de supermercados, bares, restaurantes e hotéis, mercado informal – feiras livres, mercado institucional – PAA e PNAE).

16. Inclusão Digital: Promover a inclusão digital principalmente de jovens, mulheres e comunidades tradicionais na agricultura familiar.

17: Promoção e Marketing: Promover, divulgar as atividades da agricultura familiar, visando a visibilidade e acesso ao mercado.


Por: Geraldo Donizeti Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário